Manifestantes invadem blue zone na COP30 e deixam um segurança ferido

(Foto: reprodução)
Manifestantes causaram tumulto no segundo dia de COP30, na noite desta terça-feira (11/11). A confusão terminou com um segurança ferido e o bloqueio da saída de participantes credenciados na chamada blue zone, área onde ocorrem negociações oficiais do evento. De acordo com informações, a confusão começou por volta de 19h20, logo após a coletiva que resumiu as atividades do dia.
Segundo relatos, dezenas de manifestantes tentaram entrar à força na área restrita. Eles conseguiram atravessar as portas do pavilhão e avançaram em direção ao local onde estavam os participantes, mas foram barrados e acabaram entrando em confronto com a equipe de segurança.
Vídeos publicados nas redes mostram que o grupo inicial incluía pessoas vestidas com trajes indígenas, que passaram pela entrada principal e pelos detectores de raio-x. Depois, mais manifestantes chegaram com bandeiras de coletivos estudantis e faixas contra a exploração de petróleo, mas também foram impedidos de avançar.
Leia mais
STF nega pedido de defesa de Cariani para suspender processo por tráfico de drogas
Atiradores invadem distribuidora em Ibirité e matam dois homens
Manifestantes invadem blue zone na COP30 e deixam um segurança ferido pic.twitter.com/4liWpiJa9z
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 11, 2025
Com o tumulto, houve correria dentro do espaço. Os manifestantes foram retirados e, na sequência, o fluxo de saída dos credenciados foi liberado.
Mais cedo, o parque onde acontece a COP30 foi o ponto final da Marcha Global Saúde e Clima. Segundo os organizadores, cerca de 3 mil pessoas participaram do ato, que durou cerca de 1,5 km.
Em nota, o grupo afirmou não ter ligação com o tumulto na entrada da blue zone após o fim da marcha. O secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, disse que a organização está tomando todas as providências e afirmou que as Nações Unidas (ONU) trabalha com protocolos de segurança próprios.
*Com informações do G1.






