As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Jornada Notarial atende pessoas idosas com serviços cartoriais em todo o País

Pessoas idosas poderão obter certidões e fazer declarações de curatela, instrumento pelo qual ele indica quem deve fazer a gestão do patrimônio em caso de incapacidade ou ausência
29/11/25 às 11:38h
Jornada Notarial atende pessoas idosas com serviços cartoriais em todo o País

Idosos receberão atendimento de cartórios de notas em todo o País

Cartórios de todas as capitais e cidades do País promovem, neste sábado (29/11), a Jornada Notarial 2025 – Proteger o Futuro é Planejar o Presente, uma ação nacional de cidadania voltada à proteção das pessoas idosas e à conscientização sobre a importância do planejamento pessoal e patrimonial. A iniciativa é do conselho federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) e as seccionais estaduais.

Durante a jornada, tabeliães de todo o país estarão em locais públicos oferecendo orientação jurídica gratuita sobre escrituras de autocuratela, escrituras declaratórias de manifestação de vontade e atos de planejamento sucessório, como testamento e doação em vida de bens imóveis com usufruto para conscientizar a sociedade sobre a importância dos atos que garantam autonomia e segurança na terceira idade.

Segundo o Colégio Notarial do Brasil, a campanha nasce amparada pelo provimento 206/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reforça a relevância desses instrumentos para evitar conflitos e assegurar que a vontade do cidadão seja respeitada mesmo em situações de eventual incapacidade.


Saiba mais:

Bolsonaro na prisão é conveniente para dirigentes do PL, declara Coronel Menezes

Bastidores: Tarcísio faz mistério à espera de ser aclamado para enfrentar Lula em 2026


Autocuratela é opção para terceira idade

A escritura de autocuratela, feita em cartório, no qual o idoso estipula quem deverá responder pelos cuidados de sua saúde e de seus bens, deverá ser obrigatoriamente consultada pelos juízes ao julgarem casos de incapacidade de idosos e nomeação de eventual curador, pessoa responsável por administrar o patrimônio e cuidar da saúde destas pessoas. Os atos ficarão armazenados na Central Notarial dos Cartórios de Notas (Censec).

Na jornada, os interessados poderão deixar registrado seu interesse em realizar as escrituras, que, por sua vez, poderão ser feitas presencialmente nos cartórios de notas ou pela plataforma digital e-Notariado. Os tabeliães lançarão o ato em campo específico na Censec, que passa a ser referência obrigatória para os magistrados na definição do curador, medida que impede que pessoas idosas sejam entregues ao cuidado de alguém que não escolheram.