30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

INSS não vai mais exigir prova de vida presencial de beneficiários

Publicado em:

- Anúncio -

Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), José Carlos Oliveira, avisou que a partir de agora não será mais exigida prova de vida dos beneficiários, que totalizam cerca de 36 milhões de pessoas no país atualmente.

Veja mais:

INSS reajusta benefícios de aposentados a partir de fevereiro

Peritos médicos do INSS fazem paralisação nesta segunda-feira

Na cerimônia, foram anunciadas as novas regras do sistema do INSS, modificadas em portaria assinada por Bolsonaro. Agora, o próprio governo realizará cruzamento de dados em bases públicas e privadas para determinar se a pessoa está viva. Entre as bases de dados que serão consultadas estão renovação de carteira de identidade, passaporte e a do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O presidente do INSS também comentou o que acontecerá caso a pessoa não seja encontrada em nenhuma base de dados: “Se caso nós não encontrarmos um movimento do cidadão em uma dessas bases, mesmo assim o cidadão não vai precisar sair de casa para fazer a prova de vida. O INSS proverá meios, com parcerias que fará, para que essa entidade parceira vá à residência e faça a captura biométrica na porta do segurado”, afirmou Oliveira.

As mudanças no sistema do INSS terão até 31 de dezembro deste ano para serem totalmente implementadas. Até lá, ficarão suspensos os bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida.

Via Agência Brasil.

Acompanhe nossas redes sociais

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -