A chegada de uma frente fria já provoca mudanças no clima em diferentes regiões do Brasil, especialmente no Sul, Sudeste e Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de “perigo potencial” para fortes chuvas, atingindo áreas do Norte, Nordeste e Sul do país. Além disso, as temperaturas começaram a cair em algumas capitais.
Na Região Sul, o frio já é sentido desde as primeiras horas do dia. Em Curitiba, os termômetros marcaram mínima de 12°C, com máxima de 20°C. Florianópolis teve mínima de 16°C e máxima de 22°C, enquanto em Porto Alegre, o dia segue com temperaturas entre 12°C e 18°C. Pancadas de chuva também são registradas em áreas do Paraná e Santa Catarina.
O Norte do país também enfrenta instabilidades. Pancadas de chuva com trovoadas foram registradas em Roraima, Amapá, Belém e no norte do Amazonas. Em Manaus, os termômetros marcam entre 24°C e 33°C. Já em Palmas, a máxima chega a 34°C. Porto Velho registra máxima de 32°C.
No Sudeste, o tempo virou em várias cidades. Em São Paulo, a previsão é de pancadas de chuva com trovoadas isoladas. A temperatura varia entre 14°C e 25°C. No Rio de Janeiro, a máxima atinge 32°C, com mínima de 18°C, e há possibilidade de chuva isolada durante a noite. Belo Horizonte registra variação entre 17°C e 27°C, e Vitória vai de 20°C a 30°C.
Leia mais:
VÍDEO: mãe é espancada pelos próprios filhos adolescentes; ação gera revolta
Em outras capitais do país, como Belém, o domingo foi de muitas nuvens e pancadas de chuva, com máxima de 33°C. Fortaleza segue nublada, com máxima de 31°C. Já Salvador teve céu encoberto e temperaturas entre 23°C e 28°C. Brasília manteve tempo firme, com máxima de 26°C.
Segundo o Inmet, a instabilidade deve persistir nos próximos dias. O órgão alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos em áreas com maior volume de chuva. A orientação é que a população acompanhe os avisos meteorológicos e redobre a atenção nas áreas de risco.