As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Consignado CLT soma 36 milhões de simulações em menos de três dias

Consignado CLT soma 36 milhões de simulações em menos de três dias

Consignado CLT soma 36 milhões de simulações em menos de três dias (Foto: Divulgação)

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que, até as 11 horas deste domingo (23/3), foram simulados quase 36 milhões (exatos 35.931.008) de pedidos de empréstimos consignados ao setor privado, usando como garantia o FGTS. As solicitações de propostas superaram os 3 milhões (3.137.412) e 17.644 contratos foram fechados, por meio do aplicativo da Carteira do Trabalho Digital.

O interesse por esse tipo de empréstimo tem sido crescente. Em nota divulgada no sábado (22/3), contudo, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que os trabalhadores não precisam ter pressa para contratar o serviço e deveriam esperar 24 horas para que todas as instituições financeiras habilitadas mandem suas propostas.

“O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta. A prestação mensal do empréstimo não poderá ultrapassar 35% do salário do trabalhador”, disse Marinho, no comunicado.


Saiba mais:


Foco no setor privado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou no dia 12 de março a medida provisória (MP) que criou a nova linha de crédito consignado. Ela pode ser utilizada por trabalhadores do mercado formal do setor privado, o que inclui empregados rurais, domésticos e empregados de MEI (microempreendedor individual).

Batizado de “Crédito do Trabalhador”, o programa é voltado principalmente aos empregados com carteira assinada (CLT), que podem utilizar parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia.

Como funciona o novo consignado

  • O empréstimo consignado é fornecido por meio do aplicativo CTPS Digital.
  • Ao pedir o crédito, o trabalhador deve autorizar o acesso a seus dados pessoais, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • Serão acessados dados como nome, CPF, margem salarial para consignação e tempo de empresa.
  • A seguir, as instituições financeiras deverão enviar propostas de crédito em até 24 horas.
  • O trabalhador poderá utilizar como garantia dessa modalidade de crédito até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória, em caso de demissão.
Temas:CLTLula