Candidatos inscritos no concurso público do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar os locais de prova, que serão aplicadas no próximo domingo (4/5), por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do certame. A consulta deve ser feita com o número do CPF.
As provas objetivas e discursivas serão realizadas em todas as capitais do país. Pela manhã, das 8h às 12h30 (horário de Brasília), será a vez dos candidatos ao cargo de analista. Já os concorrentes às vagas de técnico farão as provas à tarde, das 15h às 19h30. Os portões serão fechados 30 minutos antes do início — às 7h30 e 14h30, respectivamente.
A FGV alerta que é responsabilidade do candidato verificar corretamente o local de prova e comparecer com antecedência. Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada.
O que levar
Para acessar a sala de prova, o candidato deve apresentar:
- Documento de identidade original com foto;
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente);
- Comprovante de inscrição.
Entre os documentos aceitos estão a CNH, passaporte, carteiras expedidas por órgãos de classe, órgãos públicos ou forças armadas. Não serão aceitas cópias, mesmo autenticadas, nem documentos danificados ou sem foto.
Em caso de perda, roubo ou furto do documento, será aceito boletim de ocorrência emitido há no máximo 30 dias. Nestes casos, o candidato passará por identificação especial com coleta de assinatura e impressão digital.
O que não levar
A FGV proíbe a entrada com:
- Aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, fones, tablets, calculadoras);
- Itens de escrita como lápis, borracha e marca-texto;
- Acessórios como bonés, chapéus e óculos escuros;
- Recipientes não transparentes;
- Armas brancas.
Itens proibidos deverão ser guardados em envelope fornecido pela organização e mantidos lacrados até o fim da prova. Além disso, todos os candidatos passarão por detector de metais ao entrar ou sair das salas.
A utilização de materiais ou métodos ilícitos implicará em anulação da prova e exclusão do candidato.
Sobre o concurso
O concurso do MPU oferece 172 vagas imediatas, com validade de dois anos. Do total, 10% são reservadas para indígenas, quilombolas, ciganos e membros de comunidades tradicionais; 20% para candidatos negros.
A remuneração inicial é de R$ 8.529,65 para técnicos e R$ 13.994,78 para analistas, com carga horária de 40 horas semanais. Os aprovados poderão ser lotados em qualquer unidade do MPU dentro da federação para a qual se candidataram.
Outras informações podem ser obtidas pelos canais oficiais da FGV: 0800 283 4628 ou pelo e-mail concursompu2025@fgv.br.
*Com informações da Agência Brasil.