Brasil já confirmou 14 casos de contaminação por metanol e 13 mortes foram notificadas

(Foto: Freepik)
O Brasil já registra 195 notificações por possível intoxicação por metanol. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde neste sábado (4/10). Até o momento, 14 casos foram confirmados e 181 seguem em investigação, segundo dados encaminhados até as 16h de sábado (4) pelos estados ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).
O estado de São Paulo concentra a maioria das ocorrências, com 162 notificações, sendo 14 confirmadas e 148 ainda sob análise. Casos suspeitos também foram identificados em Pernambuco (11), Mato Grosso do Sul (5), Paraná (3), Bahia (2), Goiás (2), Rio Grande do Sul (2), além de um registro em cada um dos seguintes estados: Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro e Paraíba.
Leia mais:
Venda de bebidas alcoólicas despenca com casos de intoxicação por metanol
Bebida consumida pelo cantor Hungria não estava contamidada com metanol
Mortes
Até o momento, 13 mortes foram notificadas, sendo uma confirmada em São Paulo. O governo paulista, no entanto, confirmou um segundo óbito pela substância neste sábado. As demais mortes estão em investigação e foram registradas em São Paulo (7), Pernambuco (3), Bahia (1) e Mato Grosso do Sul (1).
Diante do avanço dos casos, o Ministério da Saúde determinou, na última quarta-feira (1º/10), que todas as suspeitas de intoxicação por metanol sejam notificadas de forma imediata por estados e municípios. A medida tem o objetivo de reforçar a vigilância epidemiológica e garantir resposta rápida aos casos suspeitos.
*Com informações da Agência Brasil
