O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, informou hoje que entre janeiro e abril deste ano, o Brasil ganhou 2.042.817 de novos eleitores na faixa etária entre 16 e 18 anos. Fachin deu a informação ao abrir a sessão do TSE no dia seguinte ao fim do prazo nacional para regularizar ou emitir título de eleitor para este ano.
De acordo com Fachin, o número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018. Fachin chamou os números de “animadores” e afirmou:
“No dia 2 de outubro, [os novos eleitores] poderão comparecer às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto. Desta vez, o que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia. Dos 18 aos 80, ninguém disse ‘não’, ninguém abdicou”.
Leia mais:
TRE-AM atende quase 13 mil eleitores em mutirão para regularizar título
Ele informou que, só no último mês, foram feitos 8,9 milhões de atendimentos presenciais ou de forma virtual na Justiça eleitoral. O ministro atribuiu o número de jovens eleitores à campanha de mobilização social realizada pelo TSE para garantir a filiação de novos eleitores entre 16 e 18 anos. Ele ainda conclamou os maiores de 70 anos para votar.
Fachin também reforçou a lisura do processo eleitoral. Ele disse, em seu pronunciamento:
“A Justiça Eleitoral, senhoras e senhores, não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança e diplomar os eleitos”.