Barragem se rompe na zona rural do Tocantins e moradores são retirados por segurança

(Foto: reprodução)
Parte de uma barragem se rompeu na manhã desta sexta-feira (19/12) em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do Tocantins, provocando a elevação do nível do Ribeirão Bonito e a retirada preventiva de moradores ribeirinhos. Apesar dos danos registrados na área, não houve feridos, nem casas ou animais atingidos, segundo o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, o rompimento ocorreu no vertedouro de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) de propriedade privada, que ainda estava em fase final de construção e não havia entrado em operação. Informações preliminares apontam para a abertura de cerca de dois metros na crista da estrutura, durante o processo de fechamento do vertedouro, o que causou o transbordamento da água e a elevação do nível do rio a jusante.
Com o aumento do volume de água, moradores que vivem às margens do ribeirão foram levados para áreas mais altas e seguras. Houve também preocupação inicial com a segurança da rodovia TO-110, mas após avaliação técnica, as autoridades descartaram a necessidade de interdição da via, que segue sob monitoramento preventivo.
O tenente-coronel Benvindo Filho de Queiroz, da Defesa Civil, afirmou que equipes estaduais atuam em conjunto com a prefeitura, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Rodoviária para avaliar os impactos e garantir a segurança da população. Segundo ele, embora o empreendimento seja particular, a responsabilidade pela resposta ao incidente é compartilhada entre o poder público e o empreendedor.
Leia mais
Corpo de Bombeiros atendeu 45 ocorrências após forte chuva em Manaus
Alagações, queda de árvore e curto-circuito são registrados em Manaus durante chuva
A empresa ZX Energia, responsável pela CGH, informou que mobilizou equipes técnicas para avaliar a área afetada e prestar apoio à comunidade. Como medida preventiva, a companhia contratou caminhão-pipa para reforçar o abastecimento de água e distribuiu água mineral aos moradores da região. A empresa afirmou ainda que colabora com as autoridades na apuração das causas do acidente.
Barragem rompe em zona rural do Tocantins pic.twitter.com/oKYmUNif4D
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 20, 2025
A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins informou que a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do rompimento. A apuração está sob responsabilidade da 103ª Delegacia de Polícia e inclui a realização de perícia técnica para identificar eventuais falhas na obra e possíveis responsabilidades, inclusive por crimes ambientais ou riscos à segurança coletiva.
Equipes do Naturatins, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros seguem no local realizando vistorias e monitoramento contínuo. Ainda não há prazo para a conclusão da avaliação dos danos, mas novas análises devem indicar se persistem riscos para moradores e motoristas que circulam pela região.
*Com informações do G1






