As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Aneel vai investigar causas e possíveis responsáveis por apagão que afetou todo o Brasil nesta segunda-feira (13)

O problema teria sido causado por um incêndio na subestação de Bateias
14/10/25 às 17:48h
Aneel vai investigar causas e possíveis responsáveis por apagão que afetou todo o Brasil nesta segunda-feira (13)

(Foto: reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu um processo de fiscalização nesta terça-feira (14/10) para investigar as causas e possíveis responsáveis pelo apagão que afetou diferentes regiões do Brasil durante a madrugada. O incidente provocou falhas no fornecimento de energia nos sistemas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, todos integrados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com informações preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema teria sido causado por um incêndio na subestação de Bateias, localizada no Paraná.

Em razão da gravidade da ocorrência, equipes técnicas da Aneel foram enviadas ao local ainda nesta terça-feira para realizar inspeções presenciais e coletar dados que possam esclarecer as circunstâncias do apagão.

Segundo o ONS, o fornecimento de energia foi restabelecido gradualmente: as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste voltaram à normalidade em até 1h30, enquanto a região Sul levou cerca de 2h30 para ter o serviço completamente restabelecido.


Leia mais

Ministro de Minas e Energia se pronuncia após apagão; incêndio em estação no Paraná foi a causa

Chuva provoca falta de energia em vários bairros de Manaus


A Aneel também oficiou as empresas envolvidas na operação do sistema elétrico e formalizou a abertura dos processos de fiscalização para determinar responsabilidades e eventuais penalidades.

Antes do episódio desta terça-feira, o país já havia enfrentado interrupções significativas no fornecimento de energia nos últimos anos.

Em agosto de 2024, Acre e Rondônia ficaram sem luz após um apagão que afetou toda a região. Dois meses depois, um evento climático extremo provocou a falta de energia para mais de 3 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

*Com informações da CNN Brasil.