Aneel anuncia redução na conta de energia para o mês de outubro

(Foto: arquivo/Agência Brasil)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26/9) que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será aplicada em outubro. Com isso, os consumidores pagarão um adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) utilizados. A medida representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando esteve em vigor a bandeira vermelha patamar 2, mais cara.
Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pela baixa quantidade de chuvas, que impactou diretamente os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. “Nesse cenário, é necessário o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado, o que justifica a bandeira vermelha patamar 1”, explicou a agência em nota.
Leia mais
Nikolas xinga Haddad e PT por resultado negativo da ‘taxa das blusinhas’: “Bando de safados”
Conta de energia vai ficar mais barata no Amazonas a partir da próxima segunda (26/5)
O órgão destacou ainda que a geração solar, embora crescente, não é suficiente para garantir o fornecimento constante de energia, já que não produz ao longo de todo o dia. “Por isso, as termelétricas são acionadas para suprir a demanda em horários sem incidência solar, especialmente no horário de ponta”, acrescentou.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um indicador do custo de geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Na bandeira verde, não há acréscimo nas contas de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha (em dois patamares) refletem aumentos progressivos a cada 100 kWh consumidos.
(*)Com informações daa Agência Brasil
