As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Governo implanta unidades de soberania alimentar na Terra Yanomami

Segundo a Funai, a unidade reúne aviário, viveiro de mudas nativas, áreas de cultivo, sistemas agroflorestais e piscicultura
02/02/26 às 11:00h
Governo implanta unidades de soberania alimentar na Terra Yanomami

 Foto: Divulgação/Funai

O governo federal iniciou nesta segunda-feira (2/2) a implantação de unidades demonstrativas de soberania alimentar na Terra Indígena Yanomami, com o objetivo de garantir acesso a alimentos saudáveis, fortalecer modos de vida tradicionais e recuperar áreas degradadas pelo garimpo ilegal. A primeira unidade será instalada na comunidade Sikamabiu, na região do Baixo Mucajaí, em Roraima.

Segundo a Funai, a estrutura inclui aviário com 100 galinhas, viveiro para até 2 mil mudas nativas (como açaí e cacau), tanque de compostagem, roças de mandioca, arroz e batatas, sistemas agroflorestais e tanque de piscicultura com 440 m².

No local vivem cerca de 400 indígenas, distribuídos em 30 famílias. Esta é a primeira de oito unidades previstas para o território ainda em 2026.


Leia mais

PF combate desvio de combustível para aviões usados no garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Governo suspende boletim sobre óbitos na Terra Indígena Yanomami


A iniciativa conta com apoio da Embrapa, que destaca o impacto social e ambiental do projeto, especialmente em áreas antes dominadas pelo garimpo. Técnicos apontam que outras 11 comunidades já demonstraram interesse em receber as unidades.

Dados do Censipam indicam que as ações de combate ao garimpo resultaram em uma redução de 98,77% das áreas de mineração ilegal na Terra Yanomami entre março de 2024 e janeiro de 2026, passando de cerca de 4.570 hectares para 56 hectares.

Com informações do Correio Braziliense.