As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Presidente da COP30 avalia possibilidade de prolongar o evento

As sessões plenárias desta sexta-feira estão sendo transmitidas on-line após incêndio
21/11/25 às 09:20h
Presidente da COP30 avalia possibilidade de prolongar o evento

(Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

As discussões da COP30 foram retomadas nesta sexta-feira (21/11), depois do incêndio que atingiu uma parte da Zona Azul do espaço da Conferência do Clima, em Belém. Em entrevista à TV Brasil, o presidente da COP, André Corrêa do Lago, afirmou que ainda será analisada a necessidade de estender o prazo final dos acordos.

“A ideia, como agora reabriu o centro, a zona azul, vamos ter as as negociações de manhã e durante todo o dia. Então, você sabe que as COPs em geral duram mais tempo do que o previsto. Nós estávamos querendo adiantar, mas vamos ver como é que vamos conseguir fazer amanhã”, disse.

O incêndio, registrado na tarde de quinta-feira (20/11), foi controlado pelo Corpo de Bombeiros em apenas seis minutos. A área afetada, onde funcionavam pavilhões com debates e eventos, permanece isolada e coberta por lonas enquanto as investigações seguem para determinar a causa do fogo.


Leia mais:

Blue Zone da COP30 é liberada, mas plenárias serão retomadas na sexta-feira (21)

Vídeo mostra início do incêndio no pavilhão da COP30


Ao todo, 21 pessoas receberam atendimento médico: 19 por inalação de fumaça e duas por nervosismo. Doze delas foram liberadas ainda na quinta-feira. A ministra Marina Silva visitou o local após a reabertura da área e reforçou que os trabalhos continuam.

“Então, com certeza, se for necessário termos mais tempo para o debate, o tema justifica qualquer tempo a mais em função da importância que ele cante. A negociação continua. Ela está a pleno vapor.”

Com a limpeza e o isolamento concluídos, o controle da Zona Azul voltou oficialmente para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima às 20h40 de quinta-feira. André Corrêa mantém o otimismo quanto à possibilidade de um acordo entre os países.

“Essas negociações, todo mundo já notou, com a cobertura de vocês, vocês já mostraram o quanto elas são complexas. A questão financeira, todos os elementos. Então, a mensagem é que nós estamos sentindo que há uma vontade de um resultado bom e ambicioso aqui em Belém.”

As sessões plenárias desta sexta-feira seguem abertas aos negociadores e estão sendo transmitidas on-line.