O governador Wilson Lima acompanhou, nesta sexta-feira (30/08), a entrega de mais um purificador de água pelo Projeto Água Boa para a comunidade Agrovila, no Tarumã-Mirim, na zona rural de Manaus, onde moram mais de 180 famílias.
Ele explicou a importância desta entrega para a comunidade:
“Isso é importante principalmente nesse momento em que os rios começam a baixar muito e o período sem chuva é mais prolongado. No ano passado, essa comunidade ficou totalmente isolada. Nós estamos montando essa estrutura porque essa é uma comunidade polo e vai atender outras duas comunidades dessa área. A comunidade vai poder vir aqui para ter água de qualidade”.
A ação faz parte da Operação Estiagem 2024: De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, o purificador vai beneficiar mais de 750 pessoas que vivem do plantio e da pesca na localidade, que fica a 25 quilômetros de distância da área urbana de Manaus.
Leia mais:
Wilson Lima declara situação de emergência no Amazonas devido à estiagem
VÍDEO: Wilson Lima assina contrato com a Caixa para construção do Amazonas Meu Lar
Na estiagem de 2023, a comunidade Agrovila ficou totalmente isolada pela descida dos rios. Os moradores tiveram de caminhar por longas horas em bancos de areia para ter acesso a mantimentos. Outro problema enfrentado pelos moradores foi em relação à qualidade da água, retirada de poço sem passar por um processo de purificação, sendo imprópria para consumo.
Agora, na comunidade, a água consumida pelos moradores será retirada de um poço artesiano, já existente e direcionada para o purificador. O sistema de purificação Água Boa realiza o tratamento da água coletada diretamente dos rios. Cada sistema é composto por um purificador e uma caixa d’água, com capacidade para atender até 250 famílias por dia, alcançando 1.000 pessoas.
Somente em 2024, 20 sistemas do projeto Água Boa já foram instalados e até o final do ano, o objetivo é implantar mais 35 purificadores em comunidades com dificuldade de acesso à água potável.