Nesta quinta (20/2), o governador Wilson Lima presidiu a 312ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), a primeira de 2025 e que vai analisar uma pauta de 42 projetos industriais. As iniciativas totalizam R$ 1,56 bilhão em investimentos industriais, com estimativa de 2,2 mil empregos para o Amazonas.
Na solenidade, Wilson Lima falou com a imprensa sobre os projetos que receberão esses recursos. Ele disse:
“Todos esses projetos passam por uma avaliação minuciosa dos técnicos, e o que levamos mais em consideração é o valor agregado em cada projeto, sobretudo a geração de emprego e renda. O benefício para a nossa comunidade, a nossa população. Tudo isso fortalece aquele modelo, que é o mais importante, para a nossa atividade econômica, a Zona Franca de Manaus.
Hoje a indústria representa 43% das nossas receitas de ICMS, 30% do PIB do nosso estado. A indústria é o motor que movimenta o comércio. O Polo Industrial de Manaus acaba representando 70% da nossa atividade econômica“.
Veja abaixo:
🗣️ Wilson Lima anuncia R$ 1 bilhão em projetos para a ZFM em primeira reunião do Codam em 2025 pic.twitter.com/YzJgJKKmaO
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 20, 2025
Leia mais:
VÍDEO: “Mesmo com alta do dólar, PIM vive um momento muito bom”, diz Serafim Corrêa
Wilson Lima fala sobre telemedicina e digitalização da saúde no AM
O que é o Codam?
O Codam é um órgão colegiado vinculado ao gabinete do governador do Amazonas, com a função de assessorar o chefe do Poder Executivo. O Codam se reúne periodicamente para estabelecer projetos e diretrizes para a ZFM, e se constitui num dos principais instrumentos de política industrial do estado, sendo responsável por aprovar projetos que impulsionam a economia e fortalecem a geração de empregos no setor industrial.