29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Visa Manaus apreende 200 quilos de alimentos impróprios na operação “Natal com Saúde”

Publicado em:

- Anúncio -

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Prefeitura de Manaus, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anunciou nesta quinta (19/12) que nos primeiros dois dias da operação “Natal com Saúde”, autuou seis comércios por irregularidades sanitárias e apreendeu o total de 202 quilos de alimentos em situação imprópria para o consumo humano.

Entre os produtos apreendidos estão carnes de vários tipos, sobretudo cortes de frango, na maioria dos casos submetidos à refrigeração inadequada.

Desde a terça-feira (17), quando a ação teve início, os fiscais do órgão inspecionaram 32 estabelecimentos em todas as zonas da cidade. A operação, que tem como objetivo verificar as condições sanitárias de produtos vendidos no comércio varejista, como supermercados, empórios e estabelecimentos de menor porte, segue até a sexta-feira (20).


Leia mais:

Especialistas dão dicas para evitar exageros nas comidas das festas de Natal e Réveillon

VÍDEO: IMMU lança Operação Natal para ordenar trânsito; “Estamos ampliando a fiscalização”, diz diretor


Segundo a Visa Manaus, os alimentos apreendidos nos primeiros dois dias da operação “Natal com Saúde” foram inutilizados nos próprios estabelecimentos onde foram encontrados. Em seguida, foram descartados no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, AM-010 (Manaus – Itacoatiara).

Já os estabelecimentos autuados pelas irregularidades encontradas irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor atual é de R$ 139,82, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, comentou sobre a operação:

“O ‘Natal com Saúde’ é uma operação tradicional de fim de ano, realizada pela Prefeitura de Manaus, com o objetivo de promover um ambiente seguro para a compra de alimentos durante este período, garantindo que as famílias tenham acesso a produtos com qualidade e segurança sanitária”.

A Visa Manaus alerta a população que o consumo de alimentos impróprios pode ocasionar Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), que causam problemas graves de saúde, alguns fatais. Entre as infecções decorrentes de alimentos contaminados estão, por exemplo, salmonelose, hepatite viral, do tipo A, e toxoplasmose.

Para fortalecer a vigilância, a Visa Manaus orienta que a população esteja atenta às condições dos estabelecimentos comerciais onde faz suas compras e às características do produto, como cor, cheiro e textura, além de observar a integridade da embalagem e a data de validade exibida no rótulo. Caso identifique qualquer irregularidade, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Fucapi
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -