Um avião que faz rota regular entre os municípios de Envira–AM e Feijó–AC, sofreu um incidente nesta quinta-feira quarta-feira (5/12) durante sua aproximação para pouso no município de Eirunepé, no interior do Amazonas.
A aeronave modelo EMB 720 Minuano, pertencente à empresa AeroTur Táxi Aéreo Ltda, bateu com um urubu, resultando em danos materiais à aeronave e leves escoriações no piloto. Apesar do susto, nenhum passageiro ou tripulante sofreu ferimentos graves.
O momento foi registrado em vídeos gravados por passageiros, onde mostra o impacto que ocorreu quando a aeronave se preparava para pousar na pista do aeroporto local. A colisão não comprometeu o controle do avião, permitindo que o piloto realizasse o pouso em segurança.
Em um dos vídeos, o urubu aparece de cabeça para baixo, sangrando após colidir com a aeronave. Em outro ângulo, é possível ver que, apesar do impacto, a aeronave conseguiu pousar com segurança, sem maiores danos ou riscos à tripulação.
O vidro frontal da cabine do piloto ficou quebrado, com manchas de sangue espalhadas pelo avião. Felizmente, a situação não resultou em tragédia.
Autoridades locais informaram que a empresa Aero Tur já está tomando as providências necessárias para reparar os danos no avião e reforçar as medidas de segurança na rota.
Leia mais:
Avião de pequeno porte que saiu de Santarém, cai no Rio Tapajós em Itaituba
Polêmica: Passageira que não cedeu assento a criança em avião se pronuncia
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a colisão de pássaros contra aeronaves é uma das ocorrências mais comuns a serem registradas pelos profissionais da aviação. Para se ter ideia, apenas no ano de 2022, cerca de 2.294 casos foram reportados no Brasil, o que indica uma média de uma colisão a cada 4 horas.
VEJA VÍDEOS: