Moradores do município de Autazes, a 112 quilômetros de Manaus, denunciaram a situação de queimadas na área de mata: neste final de semana, eles divulgaram fotos e vídeos do combate às chamas, e em um dos vídeos, a fumaça chega a impedir a travessia na BR-319.
Veja abaixo:
Leia mais:
Setembro registra mais de 2,7 mil focos de incêndios no AM
VÍDEO: Fumaça de queimadas encobre Manaus nesta terça (5)
A Prefeitura de Autazes emitiu nota sobre as queimadas no município, onde afirma:
“Uma das primeiras medidas foi formar um grupo de ações integradas, para planejar o combate ao incêndio e queimadas na região de Autazes.
Foi decretado então, no mês de agosto, através de Decreto, a Situação de Emergência Ambiental, definindo providências, destacando a aplicação de penalidades proporcionais ao grau de infração cometida a quem o fizer.
O grupo de ação integrada é composto pela Secretaria de Meio Ambiente de Autazes, Guarda Municipal, Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Centro de Monitoramento por Câmeras (Ciops), Polícia Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiro, que se desloca até o município com o apoio da prefeitura.
A Prefeitura de Autazes reforça que está com as equipes em campo dia e noite, em regime de plantão, recebendo informações do Ciops, para combater os incêndios e focos de calor, e pede o apoio da população para não praticar ações de queimadas em áreas de pasto ou plantações nesse período”.
A produção do programa Meio Dia com Jefferson Coronel deve receber o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, ainda esta semana para discutir o problema das queimadas.
Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), só nesta primeira semana de setembro, o Amazonas registrou 2.757 focos de queimadas.