O calendário de matrículas da rede pública de ensino para 2025 em Manaus e todo o Amazonas foi divulgado nesta quarta-feira (11/12) pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM) em coletiva de imprensa na Sede do Governo, Zona Oeste da capital.
Ao todo estão serão ofertadas 184.656 vagas e os procedimentos iniciam a partir desta sexta-feira (13/12).
Do total ofertado, 142.453 são para o interior do estado. Para a rede municipal da capital amazonense serão disponíveis 77.392 vagas.
Irlanda Araújo, gerente de matrícula da Seduc, falou à Onda Digital sobre os procedimentos de matrícula e rematrícula:
“A matrícula é feita de forma virtual, pelo site, para as pessoas que têm acesso à internet. Mas também pode ser feito de forma presencial nas escolas e nas coordenadorias distritais de educação, em Manaus, e nas coordenadorias regionais de educação nos municípios do interior do estado.
No atendimento presencial, os pais devem ficar atentos à documentação da criança que deve ser apresentada”.
Veja abaixo:
📌 Seduc-AM divulga calendário 2025; gerente explica matrículas e rematrículas pic.twitter.com/7dGhiw3B9y
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 11, 2024
Leia mais:
Governador Wilson Lima anuncia ações prioritárias para 2025 no Amazonas
Wilson Lima anuncia pagamento do Fundeb para profissionais da educação
O processo das matrículas ocorre da mesma forma tanto na capital, quanto no interior do estado. O cadastro para reservas de vagas é feito no site: matrículas.am.gov.br
Para as vagas da creches do município, é preciso fazer o cadastro no site: inscriçãocreche.semed.manaus.am.go.br. No endereço eletrônico os pais podem tentar uma vaga e, caso não consigam, entram na lista de espera organizada pela prefeitura.
O início do ano letivo nas escolas da rede municipal de Manaus será no 5 de fevereiro de 2025, já para as escolas estadual, o ano letivo inicia no dia 7 de fevereiro do ano que vem.
Também foram apresentadas as datas para os processos de matrículas automáticas, reordenamentos, transferências, matrículas de novos alunos e atendimentos a retardatários. Confira o calendário completo abaixo:
Rematrícula
- Rede estadual: 13 de dezembro a 3 de janeiro
- Rede municipal: 16 de dezembro a 3 de janeiro
A rematrícula é realizada pela própria unidade de educação, não precisando os responsáveis compareceram à unidade de educação.
Reordenamento:
- Rede Estadual: 7 a 8 de janeiro
- Rede municipal: 7 a 8 de janeiro
Esse grupo é formado por alunos que necessitam de ir para escolas que oferta o ensino fase do estudante. Para esse grupo é necessário que os responsáveis compareçam na escola com a documentação necessária.
Transferência
- Rede estadual: 13 a 14 de janeiro
- Rede municipal: 13 a 14 de janeiro
Entre os dias 9 e 10 de janeiro será destinado ao grupo de alunos com deficiência como forma de atendimento prioritário
Novos alunos
- Rede estadual: 15 a 17 de janeiro
- Rede municipal: 15 a 17 de janeiro.
*Com informações de G1