VÍDEO: Prefeitura lança edital do Bolsa Universidade 2026, com 40 mil vagas

Prefeito David Almeida no lançamento do Bolsa Universidade (Foto: Reprodução).
Nesta quarta (17/9), o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou o edital do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2026 em solenidade. Serão 40 mil vagas em instituições de ensino superior.
As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (22) e vão até o dia 2 de outubro, com bolsas que variam de 50% a 100% conforme critérios de idade, escolaridade e renda dos candidatos.
O PBU integra o Programa Municipal de Inclusão Socioeducacional, da prefeitura, que inclui, ainda, os programas Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas. Os três possibilitam o acesso ao ensino, em instituições particulares de ensino, por meio de bolsas – integrais (100%) ou parciais (50% e 75), às pessoas de baixa renda, fortalecendo a educação inclusiva.
Na solenidade, Almeida disse:
“A educação é a melhor ferramenta de transformação social e de inclusão. Estamos hoje dando oportunidades para 25 mil pessoas, com bolsas de 100% e 75%. Nós queremos aumentar exponencialmente as bolsas de 100%, porque tem gente que nem os 25% pode pagar”.
Veja abaixo:
Leia mais:
Ensino de Libras passa a ser disciplina optativa na rede pública estadual no Amazonas
As universidades que firmaram parceria com a prefeitura são: Faculdade Boas Novas; Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA); Esbam; Estácio; Faculdade Regional do Amazonas (FAM); Fametro; Fucapi; Faculdade do Amazonas (IAES); Martha Falcão; Nilton Lins; Santa Tereza; Uninorte e Unip.
O prazo para as inscrições é de 22 de setembro a 2 de outubro, pelo site sgbu.manaus.am.gov.br.
