Joana Darc fala sobre fake news em torno de Hospital Veterinário: “É mentira que vamos cobrar por procedimentos”

Hospital Veterinário (Foto: Divulgação/Sepet).
A secretária da Sepet (Secretaria de Estado de Proteção Animal), Joana Darc, comentou nesta quarta-feira (15/10) sobre fake news que estariam circulando nas redes sociais sobre o atendimento no recém-inaugurado Hospital Público Veterinário do Amazonas. Em entrevista à Rede Onda Digital, a secretária explicou:
“Oferecemos vários serviços aos animais, e já combatemos a primeira desinformação. Que seriam só 100 atendimentos por dia. Temos consultas, cirurgias… Hoje estamos fazendo mais de 300 serviços ao dia”.
A secretária continuou:
“Ontem começou a ser divulgado que estariam cobrando para fazer procedimentos veterinários. Gente, isso é mentira. Aqui é um serviço público, estou fiscalizando de perto porque isso é uma determinação do nosso governador Wilson Lima.
Tem também pessoas dizendo que não somos um hospital, somos uma clínica. Somos sim um hospital, funcionamos 24 horas com horário de atendimento para as consultas. Todo dia os atendimentos começam às 8h, com senhas distribuídas às 7h”.
Finalmente, Joana Darc pediu a colaboração da população:
“Pedimos a colaboração das pessoas: se o seu animal não está numa situação grave, não traga nesse momento. E se você tem condições financeiras, leve numa clínica particular, não tire a vaga de quem precisa desse serviço e não tem como pagar. Aqui a gente não discrimina, mas se você pode, não tire a vaga do animal que realmente precisa. É nesse ponto que deturpam muito as minhas falas”.
Veja abaixo:
Leia mais:
Hospital Público Veterinário faz 3 mil procedimentos na 1ª semana em Manaus
Análise de mandato: Joana Darc deixa Aleam alcançando mais de 6 mil matérias legislativas
Pronunciamento da Sepet
Para agilizar o atendimento dos animais no Hospital Público Veterinário do Amazonas, a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) divulgou, nesta terça-feira (14/10), uma publicação nas redes sociais com orientações sobre o funcionamento dos serviços clínicos e de urgência. A ação também busca conscientizar a população sobre o uso adequado do espaço.
O atendimento aos cães e gatos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para emergências/urgências. A unidade fica localizada na avenida Mário Ypiranga, 72, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.
Os atendimentos clínicos são realizados por ordem de chegada e são distribuídas 100 senhas por dia, a partir das 7h. Para ter seu pet atendido, os tutores deverão apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documento do animal (Sinpatinhas) se tiver. Para a vacinação, é recomendável que o tutor leve a carteira de vacinação, caso tenha.
Os casos considerados de baixa complexidade são encaminhados para triagem ambulatorial, garantindo que os atendimentos mais urgentes recebam prioridade.
Vacinação e consultas de rotina completam a lista de atendimentos que podem ser realizados mediante o encaminhamento ambulatorial.
Os casos de urgência ou emergência são aqueles que ameaçam a vida do animal ou exigem atendimento rápido para evitar piora do quadro. Entre essas situações estão atropelamentos, miíase (bicheira), partos difíceis ou cesáreas (distocia), sangramentos ativos em nariz, boca, ânus ou ferimentos abertos, animais apáticos ou inconscientes, vômitos persistentes por até 48 horas, fraturas visíveis com dor intensa ao toque, além de casos de maus-tratos ou violência.
Convulsões ou crises neurológicas, dificuldade respiratória com respiração ofegante ou coloração roxa ou azulada de língua e pele, e suspeita de intoxicação ou envenenamento também devem ser atendidos imediatamente.
A castração de animais será feita mediante agendamento prévio através do número (92) 9 8602-4456 ou presencialmente na sede da Sepet, na avenida Umberto Calderaro, 934, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, das 9h até 14h.
