O garantido trouxe ao Centro Cultural de Parintins, nesta sexta-feira (30), o líder indígena Raoni Metuktire da enia kaiapó. O primeiro ato da apresentação do boi bumbá, convidou o público junto a liderança indígena a cuidar da mãe terra por meio do espetáculo “Garantido por toda a vida”, que teve como foco alertar a humanidade sobre uma escolha crucial e urgente: cuidar da Mãe Terra e uns dos outros, ou correr o risco de destruir a diversidade da vida.
A homenagem feita em música e personificação foi feita aos defensores da Amazônia que dedicaram suas vidas a ela, tendo como exemplo Raoni Metuktire, Chico Mendes, Davi Kopenawa Yanomami, Dorothy Mae Stang, Dom Phillips e Bruno Pereira.
Ainda com esse tema mas agora com subitem ” A vida depende da vida”, o espetáculo encenou o nascimento e a nomeação de um guerreiro predestinado a defender todas as formas de vida, representanto o cacique Raoni Metuktire e o ritual Kayapó, que marca a nomeação do símbolo da harmonia entre os seres humanos e a natureza
“Alguns dias depois do nascimento, as crianças Kayapó recebem um certo número de nomes, mas a confirmação deles mesmos se dá entre as idades de dois e oito anos, durante um ritual de nominação, onde o Xamã estabelece contato com os espíritos para aprender novos cantos e nomes a serem entoados e anunciados no ritual. Foi dessa forma que, na década de 1930, um pequeno e predestinado Kaiapó do clã Metuktire recebeu O nome de Raoni, que quer dizer “guerreiro onça”, tornando-se futuramente uma das lideranças mais respeitadas do mundo por sua bravura coragem, determinação e amor por todas as vidas. Viva Raoni! O guerreiro onça, herói do povo brasileiro!”, postou a página do Garantido nas redes sociais.
Sobre Raoni Metuktire
Raoni Metuktire é um líder indígena brasileiro e um dos defensores mais proeminentes da Amazônia e dos direitos dos povos indígenas. Ele nasceu em 1930 na região do Rio Xingu, no estado do Mato Grosso, Brasil, e pertence à etnia caiapó.
Ao longo dos anos, Raoni desempenhou um papel fundamental na formação de alianças e na busca por apoio tanto a nível nacional quanto internacional. Ele se encontrou com líderes mundiais, incluindo o Papa João Paulo II, o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e o cantor Sting, entre outros, para levantar questões ambientais e indígenas.
Veja os vídeos:
Saiba mais:
Cunhã poranga do Garantido dança com seios à mostra, após ter problemas com roupa na Arena