Um vídeo que viralizou nas redes sociais neste domingo (20/10), mostra três casas flutuantes sendo levadas pelas águas de um braço de rio localizado em um canal na Boca do Anori, próximo a Anamã, no interior do Amazonas.
Segundo testemunhas, em um vídeo divulgado na internet, é possível ver os flutuantes levados por uma possível enxurrada. Pelo fato de estarem bem próximos, um dos flutuantes “puxa” os outros. Não há informações de feridos ou vítimas.
Veja o vídeo:
📌 VÍDEO: Flutuantes são levados pelo rio no interior do AMhttps://t.co/0ShSlI9TD5 pic.twitter.com/ZkInQYBgz9
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 20, 2024
A forte estiagem que atinge o Amazonas está dificultando a vida de praticamente todos os moradores do estado. Com a falta de chuvas, vários rios ainda estão secos e caminha a passos lentos a subida no nível da água.
A dificuldade atinge até quem sobrevive neles: algumas casas flutuantes estão ficando encalhadas ou sendo levadas pela correnteza.
Atualmente, a cota do Rio Negro chegou a 12,30 metros neste domingo, (20/10), segundo a medição realizada no Porto de Manaus. Porém, a subida no nível das águas nos últimos dias ainda não indica que a estiagem tenha terminado.
Saiba mais:
VÍDEO: Em SC, velório de bebê é interrompido após familiares perceberem sinais de vida
VÍDEO: Milicianos armados circulam pela Comunidade da Muzema no RJ
Atualmente, os 62 municípios do Amazonas seguem em situação de emergência, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, com a portaria Nº 3.160 de 9 de fevereiro de 2024.