O jornalista Jefferson Coronel, do programa Meio Dia com Jefferson Coronel da rede Onda Digital, está em Tefé, a 522 km de Manaus, para fazer a cobertura sobre a situação da seca no município.
Recentemente, imagens impressionantes de peixes e botos mortos após a baixa do lago Tefé, no município, causaram comoção nacional e internacional e retrataram a seca dramática que atinge o Amazonas.
Leia mais:
VÍDEO IMPRESSIONANTE: Seca do Rio Negro está a 1,66 m de alcançar marca histórica
Segundoa equipe de reportagem que está no local, o lago Tefé está praticamente seco. Moradores da região entrevistados por Coronel ressaltam que nunca viram situação parecida.
A temperatura da água no rio ao redor do município está sendo constantemente monitorada por cientistas e biológos do Instituto Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Segundo as medições, a temperatura do rio variou nesta terça, 3, entre 29oC e 37oC. Recentemente a medição chegou a constatar 40oC de temperatura da água no rio.
Profissionais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e de ONGs do Ceará e da Bahia também estão presentes no município, para avaliar a situação dos animais. Cerca de 120 botos já teriam sido descobertos mortos na região, nos últimos dias, à estiagem.
De ontem para hoje, segundo os institutos de conservação, foram encontradas 5 carcaças de botos e 2 animais recém mortos.
Veja os vídeos abaixo: