O governo do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou pelas redes sociais a antecipação da vacinação contra a influenza, para o mês de novembro. A mudança feita no calendário é devido a sazonalidade da região Norte.
Na última sexta-feira (27), o Estado recebeu do Ministério da Saúde 500 mil doses do imunizante, como parte da primeira remessa de um total de 1,5 milhão de doses. O restante da vacina deve chegar em Manaus nos próximos dias.
Devido a alteração pleitada por vários estados, agora a campanha em toda a região norte irá começar em novembro, e não mais no começo do ano como era antes.
Leia mais:
Cid diz que Bolsonaro ordenou a falsificação de certificados de vacinas
Vacinação antirrábica vai percorrer 9 bairros de Manaus esta semana: Confira
O armazenamento e a distribuição das doses são realizados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), e a retirada é feita pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, é importante a população aproveitar a campanha para se imunizar contra a influenza, ainda mais que o mês de novembro representa o início do período de transmissão de vírus respiratórios.
“A melhor maneira de se fazer saúde é atuar na prevenção e não existe uma estratégia tão efetiva para a prevenção de doenças imunopreviníveis do que a vacina. Busquem nas unidades básicas de saúde sua atualização vacinal”, reforça a diretora Tatyana.