As Unidades Móveis de Saúde da Mulher vão receber as usuárias das Zonas Leste e Sul em novos endereços, a partir desta segunda-feira (23/6). O serviço móvel é voltado exclusivamente para a população feminina da capital amazonense.
A iniciativa busca facilitar o acesso aos serviços e procedimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) para moradoras de áreas de vulnerabilidade social e vazios assistenciais.
As estruturas móveis contam com equipamentos e pessoal capacitado para a oferta dos serviços e procedimentos de APS, além de exames especializados de ultrassonografia e mamografias.
As mudanças ocorrem apenas nas Zonas Sul e Leste. As unidades móveis nas Zonas Norte, Oeste e rural permanecem nos mesmos endereços, circulando nas áreas mais carentes e atendendo por cerca de 15 dias.
Leia mais:
Munícipios do Baixo Amazonas ampliam serviço de telesaúde e rede de saúde digital
Mulher é brutalmente agredida por recusar relação com homem ao sair de adega em Manaus
Endereços das unidades de saúde da mulher
Zona leste: Rua Walter Reis, na comunidade João Paulo, no bairro Jorge Teixeira, com previsão de permanência no local até o dia 4 de julho.
Zona Sul: Rua Antônio dos Passos de Miranda, 313, bairro São Francisco, seguindo no endereço até 11 de julho.
Zona Norte: O atendimento continua na Rua Itaeté, ao lado do Chapéu de Palha Boas Novas, no bairro Cidade Nova.
Zona Oeste: O atendimento continua na Rua 27 de Novembro, s/nº, próximo ao 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP) – CPA Oeste, na Compensa.
Zona rural: O atendimento continua na rua Imbu, em frente ao Cmei Ismail Aziz, na comunidade de mesmo nome do Tarumã-Açu. A previsão de atendimento nesses locais é até a sexta-feira, 27/6.
Os serviços e procedimentos ofertados nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher incluem consultas médicas e de enfermagem, mamografia, atendimento pré-natal, coleta e exame preventivo, exames diversos de ultrassom, planejamento familiar, testes rápidos para detecção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos.
O atendimento nas estruturas itinerantes ocorre de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive nos pontos facultativos da administração municipal, sempre das 7h às 17h.
Usuárias que desejarem atendimento podem se dirigir a qualquer uma das unidades, munidas de documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).