Um novo laboratório voltado para o desenvolvimento de pesquisa, ciência e tecnologia foi inaugurado, nesta quarta-feira (29/05), na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O Laboratório Nexus fica na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) e contribuirá para a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.
O novo espaço conta com recursos oriundos de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), por meio da empresa Foxconn, será dinâmico e colaborativo, dedicado à pesquisa aplicada, geração de soluções inovadoras e formação de novos talentos em diversas áreas estratégicas.
Leia mais
UEA realiza encontro nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo
Escola de Direito da UEA abre chamada de submissão de trabalhos para congresso acadêmico
Entre as atividades que serão realizadas no novo espaço, estão:
• Computação: desenvolvimento de softwares, aplicativos e sistemas inteligentes para otimizar processos e melhorar a qualidade de vida da população.
• Eletrônica: criação de dispositivos e equipamentos eletrônicos de ponta, com foco em sustentabilidade e eficiência energética.
• Biotecnologia/Bionegócios: pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos para a saúde, agricultura e indústria, impulsionando a bioeconomia regional.
• Automação Industrial: aplicação de tecnologias de automação para otimizar processos industriais, aumentar a produtividade e reduzir custos.
• Automação Comercial: desenvolvimento de soluções tecnológicas para o varejo, como sistemas de pagamento, gestão de estoque e atendimento ao cliente.
• Educação: criação de ferramentas e plataformas digitais para aprimorar o ensino e a aprendizagem, promovendo a educação inovadora e inclusiva.
O nome Nexus tem origem no latim, que significa conexão, integração, convergência. O laboratório atuará com este objetivo: de reunir professores e pesquisadores em um ambiente multidisciplinar.
Além de fomentar a pesquisa e a inovação, o Nexus também será um espaço propício para a orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), iniciação científica e projetos de extensão, proporcionando aos estudantes da UEA a oportunidade de desenvolverem suas habilidades e conhecimentos em projetos práticos e relevantes para a sociedade.