O evento TEDxAmazônia teve início na tarde desta quinta-feira (2), depois de 13 anos da última edição. A abertura do evento, que foi voltada apenas para convidados, ocorreu no Teatro Icbeu, que fica localizado na Avenida Joaquim Nabuco, Centro da capital. A programação continua nesta sexta, sábado e domingo.
De acordo com a organização, serão mais de 50 palestrantes que debaterão sobre temas de bioeconomia, geração de renda e oportunidades de empreendedorismo voltados para a Amazônia.
“Organizamos em 2010 a edição do TEDx aqui em Manaus. E na época, a região estava passando por um momento bem complicado. 13 anos depois, estamos presenciando a maior seca da história, queimadas e ondas de fumaça na cidade. Isso nos leva a pensar, como estamos olhando para essa questão climática, e quais soluções devemos ter para enfrentar essa crise”, ressaltou Rodrigo Cunha, organizador do evento.
Cunha também relembrou um estudo de 2019 realizado por pesquisadores norte-americanos. A pesquisa avaliou o que aconteceria com o planeta se a Amazônia fosse completamente destruída.
“Não podemos permitir que a floresta seja derrubada. Em 2019, foi divulgado que se a Floresta Amazônica desaparecer, teremos cerca de 15% a 30% menos chuva no mundo inteiro. Então, imagina o impacto disso na produção agrícola e na vida das pessoas”, alertou.
Leia mais:
Eduardo Bolsonaro tem 15 dias para se manifestar no STF sobre discurso polêmico
Pedido do Exército para prender seis militares por furto de armas de quartel é negado pela Justiça
O TEDxAmazônia faz parte da mesma plataforma que já alcançou mais de 230 milhões de pessoas com as TED talks, que são conferências mundialmente famosas que reúnem ideias por meio de palestras de pensadores e líderes.