A partir desta segunda-feira (11/8), Manaus começa a viver o clima do maior festival de artes integradas da cidade, o #SouManaus Passo a Paço 2025. Segundo o prefeito David Almeida, a montagem da estrutura, que este ano ocupará 63 mil metros quadrados do centro histórico, com 17 palcos e mais de 20 atrações nacionais, além de 2 mil artistas regionais, já começou.
“Estamos falando de um evento grandioso, gratuito, que cumpre uma lei municipal de valorização do centro da cidade e que garante à população o acesso a grandes espetáculos em troca de apenas um quilo de alimento. É uma oportunidade que muitas pessoas jamais teriam de pagar para assistir”, destacou o prefeito.
Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo municipal também anunciou o lançamento do site oficial do festival — http://soumanauspassoapaco.com.br — que a partir das 19h de quarta-feira (13/8), abrirá a primeira etapa das inscrições para retirada das pulseiras de acesso. Serão seis lotes liberados gradualmente para garantir a ampla participação e segurança do público.
Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito e Clóvis Miranda / Semcom
Sobre o #SouManaus 2025
A programação oficial do evento vai de 5 a 7 de setembro, mas o festival começa a movimentar a cidade já no dia 2, com atividades especiais de gastronomia, moda indígena e cultura urbana. Entre os destaques da edição, estão os seis palcos principais, Mangueirão, Coreto, Alfândega, Malcher, Espaço Cultura Urbana e Espaço Moda, e outros onze palcos alternativos que receberão artistas independentes, transformando o centro em um grande corredor cultural.
Segundo o prefeito David Almeida, a edição 2025 deve reunir mais de meio milhão de pessoas. Por isso, a prefeitura repete e amplia o esquema de segurança adotado no ano passado, com controle de acesso via QR Code, câmeras de reconhecimento facial e múltiplos pontos de entrada e saída.
“O ‘#SouManaus’ gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, fomenta a economia criativa, impulsiona o turismo e fortalece nossa identidade cultural. Estamos preparados para receber o público com organização, segurança e qualidade”, afirmou o prefeito.
Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito e Clóvis Miranda / Semcom
Este ano, o festival traz uma novidade: a “Corrida #SouManaus Passo à Paço”, no feriado de 5 de setembro, pela manhã, com percurso passando pelos principais pontos do evento. A expectativa é reunir 3 mil atletas e entusiastas do esporte.
O prefeito também destacou que o evento será realizado em um centro histórico revitalizado.
“Estamos promovendo um verdadeiro choque de gestão, com ordenamento do comércio e apoio aos trabalhadores. Queremos que o centro seja um espaço agradável e atrativo para a população durante e depois do festival”, disse.
Com recorde de patrocínios nesta edição, a prefeitura conseguiu reduzir em 25% os custos do evento.
“Optamos por trazer várias atrações nacionais em vez de uma internacional caríssima, garantindo mais diversidade e aproveitamento dos recursos públicos”, explicou David Almeida.