Manaus registra aumento de quase 200% nos atendimentos de síndromes gripais. Esse número é um alerta para a importância de a população manter os cuidados, para evitar a transmissão dos vírus que causam a Covid-19 e também as infecções pelo vírus da influenza.
ALERTA: Casos de covid-19 triplicam no AM em 24 horas
Supermercados receberão pontos de vacinação contra a Covid-19
Nos dois últimos meses, houve aumento de 186% dos casos de síndromes gripais registrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em novembro do ano passado, as unidades receberam 236 pessoas com sintomas gripais, em dezembro, foram 618.
Embora os sintomas iniciais das síndromes gripais sejam parecidos com os da Covid-19, o diagnóstico é diferenciado. A orientação é ao sentir sintomas gripais, como febre, dor de cabeça, tosse, coriza e dor no corpo, é importante que o usuário realize o teste rápido em um dos estabelecimentos de saúde que ofertam esse serviço no município.
Se o teste der negativo para a infecção pelo coronavírus, a terapêutica é modificada e se o estado do paciente exigir cuidados especializados, é feito o encaminhamento para unidades de média e alta complexidades.