As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Semulsp contrata empresa para elaborar projeto de novo aterro sanitário em Manaus

Semulsp contrata empresa para elaborar projeto de novo aterro sanitário em Manaus

Atual aterro sanitário, controlado pela Prefeitura de Manaus, tem prazo de funcionamento até 2028 (Foto: Valdo Leão/Semcom)

A Prefeitura de Manaus planeja construir um novo aterro sanitário para resíduos sólidos na capital amazonense. Nesta quinta-feira (25/07), a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) homologou o contrato com a empresa Fral Consultoria Ltda., de São Paulo, para selecionar a área para a implantação do aterro; elaborar os estudos ambientais e o projetos executivo; e acompanhar das obras até a entrega do empreendimento.

A decisão da Prefeitura de Manaus de construir um novo espaço adequado de destinação dos resíduos sólidos inicia o cumprimento do acordo fechado com o Ministério Público do Amazonas (MPAM). Neste caso, um compromisso de ajustamento de conduta (TAC) homologado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em abril deste ano, que estendeu o prazo de funcionamento do único aterro sanitário municipal da cidade até 2028, desde que paralelamente o Executivo fizesse a instalação e ativação operacional de um outro aterro para desativar o atual.


Leia mais:

Semulsp proíbe entrada de resíduos industriais, de construção civil e hospitalares no aterro sanitário

Justiça prorroga funcionamento do aterro sanitário de Manaus até 2028


A Fral Consultoria será responsável pelo projeto executivo do novo aterro sanitário de Manaus e a elaboração de todos os documentos necessários para a obra não correr o risco de ser embargada, como estudo técnico preliminar para definir a área; Estudo de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), diagnóstico ambiental e programas de controle e monitoramento ambiental e outros dados. Futuramente, o empreendimento para o depósito público de resíduos será executado por outra empresa.

A Semulsp escolheu a mesma empresa que elaborou, em 2023, para o órgão municipal “projetos e documentos técnicos” para a ampliação do aterro sanitário de Manaus que funciona no Km 19 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). Tudo para atender as obrigatoriedades previstas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A Fral Consultoria, pelo trabalho técnico de planejamento do novo aterro, deve ganhar cerca de R$ 2,9 milhões (R$ 2.980.766,04) de um contrato com validade de 12 meses.