A Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz-AM) faz um alerta e pede que os contribuintes fiquem atentos a um golpe online, que tem como alvo o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo o órgão, existe um site fraudulento se passando pela página oficial da Sefaz para emissão do boleto de IPVA.
Essa página falsa estaria oferecendo “facilidades” como, por exemplo, desconto de 30% no pagamento, para atrair os contribuintes.
O secretário de fazenda, Alex del Giglio, afirmou sobre o golpe:
“A Sefaz está tomando as medidas necessárias para combater as tentativas de fraude, evitando possíveis danos para a população”.
Leia mais:
‘GAMBIARRA’: mulher é presa por trocar placa de carro para não pagar IPVA, em Manaus
Detran-AM: Visitação do primeiro leilão do ano começa quarta (21/2)
A recomendação é que os contribuintes verifiquem cuidadosamente a autenticidade do site ao realizar qualquer transação relacionada ao pagamento do IPVA e evitem fazer buscas para a emissão do boleto de pagamento via Google, pois poderá ser direcionado para endereço fraudulento.
Como pagar
Para pagar o IPVA, o contribuinte deve acessar diretamente o site oficial da Sefaz (https://www.sefaz.am.gov.br), ou do Detran-AM (www.detran.am.gov.br). Nunca clique em links enviados por e-mails suspeitos ou mensagens de WhatsApp.
No site da Sefaz, o contribuinte deverá selecionar a opção “IPVA – Lançamento e Impressão”, clicar em “Consulta – Lançamento e Impressão de DAR (Documento Eletrônico de Arrecadação)” e inserir o Renavam do seu veículo para gerar o boleto de pagamento.
É possível obter desconto de até 10% no valor do imposto se pago antecipadamente, além de dividir em três parcelas o montante devido, com desconto de 10% na primeira parcela, 5% na segunda, e valor integral na terceira parcela.