O secretário de Pesca e Aquicultura do Amazonas (SEPA), Alessandro Cohen, foi o entrevistado desta quarta-feira (2/4) do programa “Tribuna Livre” da Rede Onda Digital.
Na ocasião, ele falou sobre o aumento na demanda de pescado que chega ao porto da Panair, no Centro de Manaus, e comentou sobre os planos para ampliação de um espaço de armazenamento do pescado na capital.
“Nós conseguimos regularizar aquele frigorífico na ponta da Panair, na época do Governo Federal. Cresceu muito a cidade, muita produção e aí já fica pequeno”, destacou Alessandro.
Sobre os planos, um novo porto deve ser aberto para atender o fluxo da demanda.
“A gente tá querendo o IP4 do São Raimundo, aquele porto que era das balsas. gente tem um projeto amplo, já está discutido dentro do Ministério do Portos e Aeroportos para a gente fazer um grande porto e ampliar com frigoríficos e fábricas de gelo”, declarou o secretário.
Veja a fala do secretário:
Alessandro Cohen, secretário de pesca e aquicultura anuncia novo porto para pescadores no São Raimundo pic.twitter.com/cnhmdmqdav
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 2, 2025
Leia também:
Fim do defeso: captura do tambaqui é liberada no Amazonas
Alessandro Cohen é nomeado secretário de Estado Pescadores e Aquicultura
Ainda durante a entrevista, o secretário destacou as ações do governo Wilson Lima para o benefício dos pescadores no Amazonas. Hoje são mais de 200 mil pescadores artesanais no estado.
“Ninguém fez o que o Wilson Lima fez na pesca e na aquicultura do Amazonas”, declarou ele.
Nos últimos anos, o Governo do Estado entregou pagou mais de R$ 1,7 milhão na subvenção econômica do pirarucu, entregou de mais de mil kits pelo programa Atualiza Pescador e entregou mais de 200 toneladas de alimentos para pescadores afetados pela estiagem no Amazonas.