O secretário municipal de infraestrutura de Presidente Figueiredo (AM) e ex-candidato a vice-governador do Amazonas, Cláudio Machado, conhecido como “Machadão”, está no centro de uma polêmica após ser flagrado por câmeras de segurança da loja Havan, localizada na Avenida das Torres, bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus, cometendo uma suposta fraude para pagar mais barato por um produto.
As imagens da ação foram divulgadas neste domingo (13/04), no perfil oficial da loja Havan no TikTok. No vídeo, um homem – identificado por funcionários como Cláudio Machado – aparece pegando um produto avaliado em R$ 749,90 e colocando-o dentro de uma caixa semelhante, porém de um item com valor de apenas R$ 129,90. Segundo a empresa, a manobra representaria uma tentativa de pagar 82% menos pelo produto real, caracterizando uma possível fraude.
Veja o vídeo:
Secretário de Presidente Figueiredo é flagrado em suposta fraude para “pagar menos” na Havan pic.twitter.com/kbc6qYStod
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 13, 2025
A empresa registrou um Boletim de Ocorrência (BO) e o caso já está sob investigação da Polícia Civil do Amazonas.
Saiba mais:
- VÍDEO: Ladrão come doces durante furto a quiosque no Distrito Federal
- MPAM declara “insuficientes” argumentações da Prefeitura de Manaus para o aumento da passagem de ônibus
Em resposta à repercussão do vídeo e da denúncia, Cláudio Machado afirmou que jamais teve a intenção de agir de forma desonesta ou causar qualquer prejuízo à loja.
“Se houve algum mal-entendido ou qualquer situação interpretada de forma equivocada, estou absolutamente aberto a resolver tudo da maneira mais transparente possível”, declarou.
O secretário também afirmou estar buscando apoio jurídico para lidar com a situação e com a ampla exposição de sua imagem.
“Confio na justiça e no diálogo, e estou tomando todas as providências necessárias para que tudo seja resolvido com responsabilidade. Estou tendo acompanhamento jurídico ao qual está buscando todas as medidas para a reparação de tanta exposição da minha imagem”, completou.
Secretário já concorreu a vice-governador do Amazonas
Cláudio Machado tem 43 anos e concorreu ao cargo de vice-governador do Amazonas nas eleições de 2022, integrando a chapa da então defensora pública Carol Braz (PDT). À época, Machado destacou sua disposição em contribuir de forma técnica para o desenvolvimento do estado, afirmando ter “orgulho de fazer parte dessa candidatura”.
*Com informações de Cenarium