Até esta quinta (3/10), a Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) sedia quatro simpósios e conferências de tecnologia da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da International Federation for Information Processing (Ifip). Estes são os maiores eventos das áreas de games e computação, nos cenários nacional e internacional, e estão sendo promovidos pela primeira vez na região Norte.
Além do 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), principal evento do segmento do país, estão ocorrendo na EST/UEA o 26º Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR), a 37ª Conferência sobre Gráficos, Padrões e Imagens (Sibgrapi) e a 23ª Conferência Internacional sobre Computação de Entretenimento (Icec).
As inscrições ainda podem ser feitas em sbgames.org/sbgames2024.
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Na cerimônia de abertura oficial, na terça-feira (1º), o diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, afirmou que a realização de eventos desse porte coloca Manaus na rota da indústria mundial de jogos eletrônicos, um mercado que gerou US$ 183,9 bilhões em 2023. Ele afirmou:
“Diante do cenário de expansão do mercado bilionário de games, dentro e fora do Brasil, na economia e na cultura contemporânea, sediar esses quatro eventos está em perfeita sintonia com a missão da EST/UEA: educar e formar o melhor capital humano do estado para as demandas do futuro, fomentando a geração de emprego e renda. Portanto, estamos confiantes de que será um divisor de águas não só para a comunidade acadêmica, mas para a nossa região como um todo”.
O SBGames é considerado o maior encontro acadêmico de jogos e entretenimento digital da América Latina. O destaque da programação é o Festival de Jogos 2024, concurso de produção nacional de jogos digitais em que desenvolvedores poderão expor seus trabalhos e interagir com o público durante os quatro dias de evento. Ao todo, são 16 categorias, divididas entre profissionais e estudantes, com games digitais e analógicos (não-digitais).
A programação conta, ainda, com um Festival de Artes, com mais de 50 obras em imagem, vídeo e áudio em exposição; o 3º Fórum de Esportes Eletrônicos; Concurso de Teses e Dissertações (CTDGames); tutoriais para troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e comunidade; sessões técnicas; workshops; apresentação de livros e-books; entre outros.
O evento também conta com palestrantes internacionais, atividades que envolvem Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada, além de ações voltadas a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.