A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), anunciou nesta segunda (4/11) que prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) no Estado até 31 de janeiro de 2025. A iniciativa visa ampliar o alcance da imunização nos grupos prioritários.
O Amazonas apresenta cobertura vacinal de 32,49%. A meta preconizada é de 90%.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, comentou a prorrogação da vacinação. Ela disse:
“Estamos com baixo índice de vacinação e isso nos preocupa. Faço aqui um pedido para que o amazonense se mantenha imunizado. Vá a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. A vacinação é rápida e segura”.
Leia mais:
Vacina contra Covid-19 volta a estar disponível na rede municipal: Saiba onde se imunizar
Fiocruz oficializa pedido para produzir vacina contra dengue no Brasil
O público-alvo da campanha inclui crianças (6 meses a menores de 5 anos), trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico superior, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores portuários, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas, pessoas com deficiência permanente, com doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, também alertou:
“Convocamos todos os grupos prioritários para atualizar a caderneta de vacinação de forma preventiva para reduzir agravamento dos casos”.