O prefeito David Almeida anunciou, que Manaus está, mais uma vez, no primeiro lugar entre as capitais no ranking do Previne Brasil, programa nacional que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) oferecidos pelos municípios.
O desempenho de Manaus conquista pela terceira vez consecutiva o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no ranking da avaliação do Previne Brasil, que considerou sete indicadores de saúde, no último quadrimestre.
Manaus alcançou 8,37 na nota final, que leva em consideração a média do desempenho de sete indicadores. Nos indicadores considerados pelo programa estão incluídos os atendimentos às gestantes em consultas de pré-natal; gestantes com exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; mulheres com coleta de exame para detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero; crianças de um ano de idade vacinadas com a pentavalente e contra a poliomielite; pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
O programa Previne Brasil considera, além dos sete indicadores de desempenho, o cadastramento da população na Atenção Primária à Saúde (APS) e a realização de ações programáticas