A Série C do Campeonato Brasileiro está chegando ao fim e no próximo fim de semana, a última rodada do quadrangular final promete fortes emoções com a definição de ao menos três, dos quatro clubes que conquistarão o acesso para a Série B, e o Amazonas FC pode ser um deles.
O time amazonense chega a última rodada recuperado do início turbulento desta segunda fase. Foram duas derrotas nos primeiros dois jogos, o que resultou na demissão do então treinador Rafael Lacerda, comandante da equipe no acesso à Série C, em 2022, e no título amazonense deste ano. A derrota em casa para o Paysandu também ficou marcada por um episódio de agressão, que gerou o afastamento provisório do presidente do Amazonas FC.
Passada a tempestade, a onça-pintada ganhou fôlego e desde a chegada do novo técnico, Luizinho Vieira, engatou uma sequência de três vitórias em três jogos. A mais recente, conquistada neste domingo (1º) contra o Paysandu, em Belém.
TEM QUE RESPEITAR O AMAZONAS!
🏆 #SérieC2023
🆚 Paysandu 1-2 Amazonas
⚽ @Igoorbolt
⚽ Sassá#VamoSubirOnça pic.twitter.com/MlGbrc8ILi— Amazonas FC (@oficialamfc) October 1, 2023
O resultado levou o Amazonas FC a se manter na segunda colocação do Grupo B, com 9 pontos – um ponto a menos que o líder Paysandu e dois pontos a mais que o terceiro colocado, Volta Redonda.
A situação no grupo do time aurinegro é bastante indefinida, bem diferente do Grupo A, que já tem o Brusque garantido com uma das vagas na Série B, restando a São Bernardo, São José e Operário, brigar pela segunda vaga na última rodada.
No Grupo B, as duas vagas seguem em disputa para Amazonas FC, Paysandu e Volta Redonda. Botafogo-PB, último colocado do grupo, já não possui mais chances matemáticas de conseguir o acesso.
Na última rodada, Amazonas FC enfrenta o Botafogo-PB na Arena da Amazônia, em Manaus, e o Paysandu viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar o Volta Redonda, no estádio General Raulino de Oliveira. Ambas as partidas acontecem no sábado (7), às 17h (horário de Manaus).
Os cenários do Amazonas FC para o acesso à Série B
Para conseguir subir para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Amazonas FC precisa vencer. Este é o cenário mais fácil, afinal uma vitória simples leva a onça-pintada aos 12 pontos e, com isso, o resultado de Volta Redonda x Paysandu não interfere em nada no sonho amazonense.
O Amazonas FC também pode conquistar o acesso mesmo perdendo a partida. Para isso acontecer, é preciso que o Volta Redonda não vença o Paysandu. Isso significa que se o papão da curuzu vencer ou empatar contra a equipe carioca, o Amazonas, mesmo com 9 pontos, se mantém no segundo lugar e fica com a segunda vaga.
O último cenário do Amazonas é o mais dramático para os três clubes que brigam pelas duas vagas. Caso o Amazonas FC empate e o Volta Redonda vença o Paysandu, os três times empatam em números de pontos. O Amazonas FC, que tem 9 pontos, vai à 10. O Volta Redonda, que tem 7 pontos, também iria à 10 e o Paysandu, que já tem 10 pontos, manteria os mesmos 10.
Neste caso, as vagas serão decididas pelos critérios de desempate. Segundo o regulamento da CBF, na segunda fase da Série C o primeiro critério de desempate é o número de vitórias, que também seriam iguais entre os times – 3 vitórias cada. O segundo critério é o saldo de gols e o Amazonas lidera com 3 gols de saldo, seguido do Paysandu, com 2, e do Volta Redonda, com -2. Portanto, neste cenário, uma das vagas na Série B é do Amazonas FC.
Transmissão do jogo
A Rede Onda Digital vai transmitir pela rádio o confronto entre Amazonas FC e Botafogo-PB. Basta sintonizar a 92,3 FM ou acompanhar pelo canal da Onda Digital no YouTube, a partir das 16h30 para conferir, ao vivo, todos os detalhes do jogo que pode selar o acesso da onça-pintada à Série B.