Depois da polêmica na semana passada após a divulgação das mudanças no regulamento do Festival de Parintins 2024, uma reviravolta pode acontecer. A proibição, com punição, às ofensas e provocações de um boi-bumbá para o outro, nos itens Amo do Boi e Apresentador, pode ser revista.
Uma suposta reunião entre dirigentes dos bois Garantido e Caprichoso teria acontecido nesta segunda (29/4) para discutir esse tópico do regulamento, e aparentemente haveria interesse de ambos os bumbás de rever o artigo, para voltar a permitir as ofensas.
No entanto, até o momento essa informação ainda deve ser tratada como rumor, sem confirmação oficial: A Onda Digital entrou em contato com as assessorias de Garantido e Caprichoso para averiguar a questão. A do Garantido enviou a seguinte resposta:
“Até o presente momento ainda não temos nenhum comunicado formal sobre tal fato. Vamos entrar em contato com o nosso setor jurídico pra saber mais informações quanto as mudanças do regulamento do festival e se realmente essas mudanças irão afetar o item 06, Amo do Boi”.
A assessoria do Caprichoso, até a postagem desta matéria, ainda não respondeu.
Leia mais:
Isabelle Nogueira é oficializada como embaixadora do Festival de Parintins
Azul anuncia venda de ingressos para o Festival Folclórico de Parintins
Relembre o caso
No dia 25 de abril foi publicado o regulamento do Festival de Parintins 2024. E um trecho em especial gerou polêmica: o capítulo 8, das Penalidades, o artigo § 2 especifica:
“Será penalizado o Boi-Bumbá que através do seu item Apresentador e/ou Amo do Boi, elogiar, ofender ou provocar por palavras, gestos ou qualquer outro meio o Boi-Bumbá adversário ou seus itens”.
A previsão prevista é de perda de 0,2 décimos na pontuação por cada ocorrência de ofensa ou provocação.
Veja o regulamento completo abaixo:
[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/04/REGULAMENTO-FESTIVAL-DE-PARINTINS-2024.pdf” attachment_id=”394862″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=false print=false]