Redemoinho é registrado por moradores de Barreirinha, no Amazonas

(Foto: reprodução)
Um fenômeno chamou atenção dos moradores de Barreirinha, interior do Amazonas. Um redemoinho se formou na tarde de domingo (16/11) no Porto do Pucu. O fenômeno surgiu de repente e pôde ser visto por várias pessoas no local, que registraram o momento.
Segundo testemunhas, o redemoinho apareceu rapidamente e se deslocou em direção à margem do rio. Apesar do susto, os ventos eram fracos e só levantaram poeira e objetos leves, como a tampa de isopor de um ribeirinho que estava próximo.
“Vai levar o vovozinho” Brincou o homem que filmava o momento em que o redemoinho avançava “levou o cabelo do Alemão”, disse outra voz durante o registro das imagens.
Leia mais
Tiroteio no RJ termina com assaltante baleado durante tentativa de roubo
CMM aprova mudança no regimento com sessões híbridas e eleição da Mesa Diretora
O professor José Augusto Veiga, do curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), explicou ao G1 que o fenômeno é conhecido como Dust Devil. Ele costuma acontecer em dias muito quentes, com pouco vento, quando o ar perto do solo esquenta rápido e sobe girando.
Redemoinho é registrado por moradores de Barreirinha, no Amazonas pic.twitter.com/Yq0YkIvaNv
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 17, 2025
Ainda segundo Veiga, esse tipo de redemoinho pode ocorrer em qualquer cidade com forte calor e solo seco. São eventos rápidos, de baixa intensidade e sem potencial destrutivo.






