O Estado do Amazonas confirmou o quarto caso positivo de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, neste sábado, 6. O primeiro caso registrado da doença foi identificado no dia 27 de julho e divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES).
De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), todos os pacientes infectados pela doença possuem histórico de viagens ou contato com pessoas de fora do estado. Até o momento, não há casos de transmissão local, todos são importados.
Um outro caso suspeito de monkeypox, foi descartado laboratorialmente.
Leia mais:
Amazonas confirma segundo caso de monkeypox
São Paulo lança plano de enfrentamento à varíola dos macacos
Varíola dos macados no Estado:
Até este sábado, 7, foram notificados 10 casos suspeitos da doença. Destes, 4 casos foram confirmados laboratorialmente, 4 suspeitos seguem em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus), e 2 casos foram descartados por exame laboratorial.
Atendimento para a população:
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) informa que a rede de saúde do Estado, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.
A FVS acrescenta, ainda, que mantém a vigilância ativa e sensível nos 62 municípios, por meio de nota técnica disponível para as vigilâncias epidemiológicas e laboratorial sobre prevenção e controle da doença.