A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado (6), a segunda edição do mutirão “Manaus Mais Cidadã”, reunindo todas as secretarias municipais e parceiros para oferecer mais de cem serviços públicos de forma totalmente gratuita à população. Aproximadamente 7 mil pessoas foram atendidas por um ou mais serviços, em um total de 19.250 atendimentos.
A ação foi realizada na escola municipal Benjamim Matias Fernandes e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Caio Carlos Frota de Medeiros, ambos no residencial Viver Melhor, 1ª etapa, na zona Norte da cidade. A iniciativa integra o trabalho da administração municipal para garantir que todos os manauaras tenham acesso à cidadania e à qualidade de vida.
Saiba mais:
Empreendedores recebem atendimento especializado para emissão de registro em Manaus
Emissão da nova Carteira de Identidade já está disponível do AM. Saiba como solicitar
Ao longo de todo o dia, o “Manaus Cidadã” ofertou serviços de todas as políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal, como inserção e atualização do Cadastro Único, emissão de documentação básica, atendimento psicossocial, assessoria jurídica, cadastro para vagas de emprego e diversos serviços de saúde. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou alguns dos serviços oferecidos pelas equipes de saúde durante o evento.
Além de atendimentos clínicos, testes e exames, os profissionais da Saúde realizaram ações de educação, incluindo uma palestra sobre prevenção e controle do tabagismo, e a distribuição de kits de higiene bucal e de preservativos, entre outras atividades. Donos de cães e gatos puderam também vacinar e castrar seus pets no mutirão, sendo atendidos pelas equipes de especialistas em zoonoses da Semsa.
Mais serviços
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) participou oferecendo os serviços da pasta: a Guarda Municipal, garantindo a segurança; a Ouvidoria, recebendo denúncias e fornecendo orientação, e a Defesa Civil, atendendo ocorrências de forma imediata e conscientizando a população mais jovem por meio de cartilhas.
Além de agentes da Defesa Civil registrando as ocorrências no estande da Semseg, há uma equipe pronta para atender essas ocorrências feitas pelos moradores do local durante o evento. Pela manhã, quatro solicitações de vistoria foram feitas e atendidas no mesmo momento.
Já o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) ofereceu serviço de expedição da credencial de estacionamento para Pessoas com Deficiência (PcDs) e Idosos e contou, ainda, com ação educacional de trânsito com jogos pedagógicos, além de oferecer orientações sobre como expedir a carteira de Passe Livre nos ônibus do transporte público, cadastro de estudante para meia-passagem e gratuidade estudantil.