Neste domingo (15), é comemorado o dia do Professor, profissão essa de suma importância a todos. A data comemorativa é uma oportunidade de celebrar a valorização dos profissionais de educação do país. No Amazonas, cerca de 25 mil profissionais fazem parte da Secretaria da Educação, Desporto e Lazer do Amazonas (SEDUC).
Visando na educação transformadora de vidas, o parintinense Rosenildo Gama decidiu exercer a docência e hoje leciona Geografia. A decisão veio após ver um primo se tornar professor, e desde 2019 ajuda em um projeto na Escola Estadual Professora Maria Belém, localizada na comunidade ribeirinha Sateré-Mawé, a 331km de distância da Capital Manaus.
O projeto conhecido como “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades”, ajuda as crianças por meio de dinâmicas educativas, trilhas ecológicas junto com o contato com a natureza, convenceu os jurados do “Prêmio LED – Luz na Educação”, organizado pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho.
“Aprendi sobre Educação com meus pais. Mesmo com eles estudando somente até o 4º ano (Ensino Fundamental 1), sempre me fizeram entender que a Educação era o principal caminho para superar dificuldades. Aprendi a ler com 12 anos. O que trago para a docência são os desafios de uma realidade tão complexa quanto a nossa Amazônia”, contou o professor.
Leia Mais:
Israel responde após ataque com 9 Mísseis lançados do Líbano
Vídeo: homem é espancado em avenida de Manaus
Após manter a ex em cárcere privado por 7 horas, homem é preso
TRANSFORMAÇÃO
Na docência desde 2008, a professora de Física Tatiane Figueiredo, começou a realizar o seu sonho de ser educadora após largar seu emprego, na época. Tatiane disse ser atraída por tecnologia e disciplinas de exatas, pontos principais desde a adolescência. Formada em Física na UFAM, assumiu o papel de professora substituta em uma atividade da graduação, foi aí o ponto de partida para lecionar, hoje trabalha como professora de Ensino Médio ensinando tecnologia e Física.
“A Educação me proporciona, diariamente, a oportunidade de me tornar uma pessoa melhor. Por meio dela, alcancei todas as minhas maiores conquistas pessoais e profissionais. Tenho plena consciência do impacto que minha profissão exerce nos alunos, nas famílias”, declarou a professora.