As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Mais de 23 mil procedimentos são realizados em um mês no Hospital Público Veterinário

O levantamento inclui consultas, cirurgias, entre outros serviços
04/11/25 às 13:10h
Mais de 23 mil procedimentos são realizados em um mês no Hospital Público Veterinário

Foto: Divulgação

Entre os dias 4 de outubro e 4 de novembro de 2025, o Hospital Público Veterinário do Amazonas realizou 23.582 procedimentos voltados ao cuidado e à saúde animal. O levantamento, divulgado pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), inclui consultas, cirurgias, exames laboratoriais, diagnósticos por imagem e atendimentos de enfermagem.

Em relação aos atendidos na unidade, 4.117 animais, entre cães e gatos, foram registrados no sistema desde a inauguração do equipamento. Segundo a secretária da Sepet-AM, Joana Darc, os números demonstram o compromisso do Governo com o fortalecimento da saúde pública e com o cuidado aos animais.

“Quando falamos em saúde pública, também estamos falando sobre saúde animal. Esses resultados mostram que o Governo do Amazonas está no caminho certo, garantindo acesso gratuito a serviços veterinários de qualidade e promovendo o bem-estar dos nossos animais. É uma política pública que salva vidas, reduz o abandono e transforma realidades”, destacou.

Localizada na avenida Mário Ypiranga, 72, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, a unidade é administrada pelo Governo do Amazonas, por meio da Sepet-AM, que atua na coordenação e execução das políticas voltadas à saúde, proteção e bem-estar dos animais em todo o estado.

Mais de 23 mil procedimentos são realizados em um mês no Hospital Público Veterinário do Amazonas
Foto: Divulgação

Leia mais

VÍDEO: Mulheres se revoltam e causam tumulto no Hospital João Lúcio

‘Porcelana’ do CV alugava Jeeps para ações da facção entre AM e RR, aponta PF


Números de procedimentos

Durante o período, foram contabilizados 2.287 atendimentos clínicos e consultas especializadas, além de 504 cirurgias, 257 procedimentos anestésicos e 829 ultrassonografias. O hospital também registrou 2.501 exames de raio-x e 17.204 procedimentos de enfermagem, que englobam desde exames laboratoriais e aplicações de medicamentos até internações e testes rápidos.

Laercio de Araújo Junior, motorista de aplicativo, procurou a unidade para tratar seu animal, um Rottweiler chamado Ragnar, de 6 anos, que teve paralisia dos movimentos das patas traseiras. Na oportunidade, o tutor fez agradecimentos ao estado e ressaltou a importância do hospital.

“Ele fez todos os exames necessários e já vamos ter uma resposta. Agradeço ao governador Wilson Lima e à secretária Joana pelo apoio dado a mim, a minha família e ao meu cachorro. Assim como todas as pessoas presentes nesse momento e dizer que esse hospital funciona, sim. Eu sei o quanto é difícil manter isso de pé. Que vá pra frente e possa ajudar muitos animais”, disse.

Funcionamento

O atendimento aos cães e gatos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para emergências/urgências. O acesso é organizado por senhas distribuídas a partir das 7h e os tutores devem apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e, quando necessário, a carteira de vacinação do animal.