O transatlântico Insígnia, o primeiro navio da temporada de cruzeiro a visitar Manaus, deverá partir, nesta segunda-feira (28), para a próxima fase de sua viagem. O navio, com mais 803 passageiros e 400 tripulantes, chegou em Manaus, na manhã deste domingo (27), proveniente de Miami (EUA), e foi recepcionado pelos representantes do trade de turismo do Estado.

O cruzeiro Insígnia trouxe ao Amazonas turistas oriundos de países diversos, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Escócia. São turistas como Irina Brown, que comentou o seu sonho de conhecer as araras da Amazônia.
“Queremos ver o Centro Histórico da cidade e na Amazônia ver os animais e a floresta. É a nossa primeira vez aqui. Estou planejando vir há pelo menos 3 ou 4 anos, então é um prazer estar aqui”, disse.
Para a temporada de cruzeiros 2022/2023, a expectativa do trade turístico, que envolve representantes do Governo, prefeitura de Manaus e iniciativa privada, ée de receber 16 navios, totalizando 17.186 turistas, com previsão de gerar uma receita equivalente a R$ 7,7 milhões até maio de 2023.
Conforme Eury Barros, sócio da agência de receptivo Amazon Explorer, a retomada da temporada de cruzeiros apresenta uma boa expectativa para a temporada 2023/2024.
“Nós já temos navios programados para 2025 e a próxima temporada de 23 para 24, 34 navios tem programação com Manaus incluída como destino. E isso é maravilhoso para o turismo da nossa cidade“, disse.
VEJA MAIS:
Economia argentina em baixa favorece o turismo para brasileiros
ARTICULAÇÃO
A Agência Amazonense de Turismo (Amazonastur), em parceria com a Manauscult, recebeu os cruzeiristas com dançarinos apresentando o ritmo de boi-bumbá e distribuição de mapa turístico no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), além de atendimento bilíngue.
“A gente teve que articular com muitos órgãos, fizemos muitas conversas no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), conversas integradas e cooperadas com a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), SNPH (Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias), Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos). Para a gente é muito importante essa temporada, a gente trata com muito carinho e a Amazonastur teve um papel essencial”, comentou o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.