Nesta terça-feira (30/4), o presidente do boi-bumbá Caprichoso, Rossy Amoedo publicou um vídeo prestando atualização sobre o regulamento do 57º Festival Folclórico de Parintins.
Segundo o presidente do bumbá azul e branco, houve uma reunião com Fred Góes, presidente do boi Garantido, para debater a norma da disputa de 2024.
No dia 25 de abril foi publicado o regulamento do festival. E um trecho em especial gerou polêmica: o capítulo 8 – Das Penalidades.
Segundo Amoedo, houve revisão do texto quanto às ofensas e provocações de um boi-bumbá para o outro, nos itens Amo do Boi e Apresentador.
“Nós fizemos a correção dos textos, amarrando a questão não a homofobia, não ao preconceito, não a questões que agridem hoje muitas pessoas. Pensando nesse respeito e nesse comprometimento nós sentamos, reorganizamos o texto e agora vai ter um texto seguro e não engessando nenhum dos Amos, vão poder desafiar, vão poder brincar, vão poder tirar os versos, vão poder provocar, claro de uma forma com respeito, sem ofensas”, disse o presidente do Caprichoso.
Leia mais:
Garantido confirma a presença de Isabelle Nogueira no Alvorada 2024
Ainda de acordo com o dirigente, eles classificaram como especulação a possibilidade das titulares do Item nº 9 – Cunhã-Poranga ficarem fora da disputa do 57º Festival Folclórico de Parintins, e afirmou que Marciele Albuquerque e Isabelle Nogueira entrarão na arena e serão avaliadas pelos jurados.
“A questão da Cunhã-Poranga é uma especulação. Haverá disputa sim. Se compreende que existe um regulamento pronto, já existe pessoas se preparando, fantasias, ensaios. É uma forma também da cunhã-poranga Isabelle que é Big Brother, embaixadora da cultura, ter um momento dentro do Bumbódromo de se despedir, de agradecer esse povo todo que são apaixonados por ela, de uma forma até o povo azul que foi nas ruas recepcioná-la, foi votar nela várias vezes nos paredões. Parintins se deu as mãos para que fizéssemos com que ela chegasse a ser uma finalista”.
Rossy Amoedo finalizou dizendo que este ano o festival será diferenciado.
“Todos estão de olhos em Parintins, e sem duvida nenhuma, esse festival ele vai ficar imortalizado por vários momentos dentro do bumbódromo, e um desses momento vai ser sim a disputa entre Marciele e Isabelle.”
Amoedo ainda reconheceu a importância de homenagear Isabelle Nogueira, com uma apresentação, com sua despedida do bumbódromo, entretanto, não se pode anular um julgamento para isso.
Veja o vídeo:
📌Presidente do Caprichoso afirma que vai ter disputa entre Marciele e Isabelle no Festival de Parintins
Saiba mais⤵️https://t.co/awCpg384Te pic.twitter.com/T8IKrHcRSH
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 30, 2024