O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, suspendeu preventivamente por 30 dias o presidente do Amazonas, Wesley Couto, e o gerente de futebol do clube, Frank Bernardo.
Saiba mais:
VÍDEO: novas imagens revelam momento em que presidente do Amazonas FC dá soco em jogador do Paysandu
VÍDEO: Zagueiro do Paysandu é agredido durante jogo e acusa presidente do Amazonas FC
Os dois se envolveram em graves incidentes ao final da partida entre Amazonas e Paysandu, em Manaus, no sábado (9), válida pela segunda rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro.
“A suspensão preventiva se fundamenta observando os autos acostados, principalmente a imagem de vídeo dos acontecimentos ocorridos no jogo”, disse o presidente do STJD.
“Neste sentido, restou-se evidente que as condutas do gerente de futebol e do presidente da equipe do Amazonas são de extrema gravidade e devem ser reprimidas”, prosseguiu José Perdiz.
Por participação nos distúrbios ocorridos na Arena da Amazônia, com agressões físicas contra adversários, Wesley Couto foi denunciado por infração aos artigos 254-A, 258-B, 243-F, 243-C, e 219 do CBDJ, enquanto Frank respondeu por ter infringido o artigo 254-A do CBDJ.
O presidente do STJD justificou a suspensão preventiva, citando texto do artigo 35 do CBJD:
“Poderá haver suspensão preventiva quando a gravidade do ato ou fato infracional a justifique, ou em hipóteses de excepcional e fundada necessidade, desde que requerida pela Procuradoria, mediante despacho fundamentado do Presidente do Tribunal (STJD ou TJD), ou quando expressamente determinado por lei ou por este Código. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).”
Relembre o caso
No sábado (9), a assessoria de comunicação do Paysandu postou um vídeo em que o zagueiro Nayllor apareceu com a mão no nariz encoberrendo de sangue. Na ocasião, ele afirmou que tinha sido agredido pelo presidente do Amazoas, Wesley Couto. No entanto, não havia imagens do momento, apenas do jogador sangrando.
Na segunda-feira (11), imagens gravadas por torcedores e divulgadas nas redes sociais pelo instagram do @futepara revelam o momento exato em que Wesley Couto dá soco pelas costas no jogador do Paysandu, Nayllor, no sábado (9), na Arena da Amazônia, durante o encontro entre os times pela Série C do Brasileiro.
No vídeo, é possível também ver, momentos antes, o gerente do Amazonas, Frank Bernardo, agredir um preparador físico do Paysandu, Thomaz Lucena.
Durante a confusão a partida ficou parada alguns minutos. Após a agressão o Paysandu queria o fim do jogo, porém o árbitro continuou a partida. Paysandu venceu o Amazonas FC por 1 a 0.