A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) lançou o Edital de Chamamento Público nº 005/2024, que nivela os valores dos repasses financeiros para os grupos de bois-bumbás de Manaus. O 66º Festival Folclórico do Amazonas acontecerá nos dias 26 e 27 de julho de 2024, no Sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, nº 2.565, bairro Flores, zona Centro-Sul da capital.
Com um investimento total de R$ 780 mil, distribuídos entre os seis grupos selecionados, incluindo Corre-Campo, Garanhão, Brilhante, Galante de Manaus, Tira-Prosa e Clamor de um Povo, cada grupo poderá receber até R$ 130 mil para suas apresentações.
Leia mais
VÍDEO: Boi Garantido vai a velório e se despede de ex-sinhazinha Djidja Cardoso
Bois Caprichoso e Garantido participam pela 1ª vez do ‘São João da Thay’, no Maranhão
Prazos
As inscrições para participar do processo devem ser realizadas por meio do formulário disponível no seguinte link: Formulário de Inscrição. O prazo para envio das propostas vai de 27 de maio de 2024 até 25 de junho de 2024.
Após o encerramento das inscrições, a etapa de avaliação das propostas será conduzida pela Comissão de Seleção, com divulgação do resultado preliminar prevista para 27 de junho de 2024. Os participantes terão até 1º de julho de 2024 para interpor recursos contra o resultado preliminar.
História dos bumbás
O Festival Folclórico do Amazonas começou em 21 de junho de 1957, no Campo do Quartel 27 B.C., estádio General Osório, em Manaus. Desde então, reúne diversas danças folclóricas dos bairros da cidade, promovendo a cultura popular do Amazonas. A festa inclui atrações como cirandas, danças nordestinas, quadrilhas e apresentações de tribos.
Esse novo modelo, com categorias Ouro, Prata, Bronze e Bumbás de Manaus, trouxe competições mais acirradas e apresentações mais elaboradas, revitalizando o festival.
“A Manauscult apoia e estimula o folclore e a cultura dos bumbás, permitindo que os grupos tenham autonomia para definir suas próprias metas culturais, enquanto o poder público municipal facilita essas ações a partir do repasse financeiro. Para consolidar uma política pública eficaz em cultura popular e folclore em Manaus, é necessário fomentar esses grupos”, pontuou o diretor de Cultura da pasta, Wallace Almeida.