O prefeito David Almeida (Avante) inaugurou, na manhã deste domingo (09/06), o píer turístico “Manaus 355”, saindo do mirante Lúcia Almeida, localizado no início da avenida 7 de Setembro, no Centro. A obra arquitetônica foi projetada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e faz parte do programa “Nosso Centro”.
Para o chefe do Poder Executivo Municipal, o novo espaço deve atrair várias atividades e incentivar o turismo, aproveitando o potencial da paisagem natural e de cidade turística de Manaus.
“Nós estamos entregando o píer ‘Manaus 355’, em alusão aos 355 anos da cidade de Manaus, 117 anos depois do primeiro porto público entregue por uma administração”, disse Almeida.
Leia mais:
David Almeida lança plano de revitalização do Centro Histórico de Manaus
O píer é uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e para atender pacotes fluviais no Centro e entorno. A construção da estrutura foi feita em um estaleiro na zona Oeste e envolveu um total de três frentes de obras, incluindo o porto, as pontes e as poitas. A estrutura também conta com 14 poitas para ancoragem.
“Hoje, nós temos uma vasta programação, várias atividades. Isso tudo vai fazer com que a gente movimente essa área central hoje e durante o decorrer da semana e nos próximos finais de semana a gente vai pensar em algo novo para trazer à população e fazer com que eles participem”, disse o novo diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.
O píer turístico foi levado até o mirante pelas águas do rio Negro, tendo um atracadouro principal e três pontes. O atracadouro flutuante mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. A maior ponte tem 75 metros e 160 toneladas, e os outros dois flutuantes de apoio para a ligação do atracadouro têm as medidas de 18 metros por 12 metros, pesando 62 toneladas cada.
*Com informações da assessoria