Nesta quinta-feira (4/4), o prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou duas grandes obras de reabilitação do Centro Histórico. O mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente, situados no início da avenida Sete de Setembro, foram destacados como espaços essenciais para o desenvolvimento da capital no âmbito do programa “Nosso Centro”.
O mirante Lúcia Almeida foi construído em um terreno de mais de 2,4 mil metros quadrados, tendo quatro pavimentos, com a estrutura vazada para dar ampla vista para a paisagem natural que o cerca, o rio Negro. O prédio tem 58 metros de extensão e uma área construída de mais de 5 mil metros quadrados.
O espaço será um marco para a população, atendendo diversas necessidades atuais, públicas e para todas as faixas etárias.
Um grande show de inauguração foi montado pela prefeitura, com apresentações da cantora Vanessa da Mata, atração nacional, e dos cantores David Assayag e Arlindo Neto, atrações regionais.
Em coletiva de imprensa, o prefeito David Almeida afirmou que Manaus ganhou um novo cartão postal, que resgata o centro histórico.
“É um resgaste do Centro histórico da cidade de Manaus, um ponto aprazível, um local de visitação, de contemplação. É que resgata o dia dia do centro da nossa cidade, dando a nossa cidade, uma opção de um pôr do sol digno, talvez o melhor pôr do sol da cidade de Manaus será visto aqui.” disse o prefeito.
David Almeida também destacou sobre as programações no espaço.
“Todo final de semana nos mesmos moldes do Zezinho Corrêa, nós vamos ter atrações, nós vamos ter entretenimento, quando começar o Píer nós vamos ter atrações também no meio do rio. Então nós vamos ter uma programação bem diversificada, que certamente vai atrair muito o público pra cá, da mesma forma que nós estamos fazendo lá no Zezinho Corrêa.”
Leia mais:
Prefeitura monta esquema especial de trânsito para inauguração de obras no Centro de Manaus
Amazonas e Índia estudam parcerias estratégicas e expansão de investimentos na ZFM
O largo de São Vicente tem mais de 3,5 mil metros quadrados, uma área construída do zero, com piso acessível e calçadas em pedra São Thomé. No largo ainda tem um espaço exclusivo para os animais de estimação, um play pet, em área sombreada e debaixo de árvores para momentos de lazer com seus donos e tutores.
Quem chegar ao complexo pela clássica rua Bernardo Ramos, vai passar pelo casarão Thiago de Mello e vai visualizar todo o largo de São Vicente e o mirante de frente.
Quem acessar pela própria avenida 7 de Setembro, já vai dar de cara com o prédio e toda sua beleza, desde a cobertura sinuosa, estrutura vazada, arte urbana, áreas envidraçadas e tantos detalhes da reabilitação urbanística.
Funcionamento
O mirante conta com 11 operações comerciais, desde café da manhã até lanches, restaurantes, sorveteria e drinks, com horários durante todo o dia e à noite.
De segunda a quinta-feira, das 10h às 23h, vão funcionar os dois restaurantes do espaço (segundo pavimento), os quiosques de petisco, boteco e hamburgueria (todos no terceiro pavimento), sorveteria (térreo), e uma loja estilo pub (térreo). Já na sexta e sábado, o horário será das 10h à meia-noite. No domingo, o mirante estará funcionando das 10h às 22h.
A única exceção nos horários é para o quiosque de café, que fica no terceiro pavimento, abrindo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 15h às 20h. Aos sábados e domingos atenderá das 7h às 12h e das 15h às 21h.